Uma das melhores partes para as crianças (e não só, claro) em ir à Disneyland é poder conhecer os seus personagens favoritos, tirar uma foto com o Mickey e a Minie, rir com as patetices do Pateta, tentar compreender alguma coisa que o Donald diga e não ser congelado pela Elsa de Frozen. Por trás de toda esta magia pensada para entreter os mais novos estão mais de 1.200 atores que dedicam o seu dia a esta tarefa.

No entanto, o cenário pode estar a mudar e não se sabe bem se será para melhor ou pior. Segundo uma patente que foi revelada esta quinta-feira, a Disney pode estar a planear substituir as pessoas que dão vida às personagens animadas por "soft" robots, máquinas com um corpo macio e suave capazes de interagir com pessoas, em particular com crianças. Este equipamento vai incorporar sensores e software de controlo pensado para reduzir os impactos e colisões durante a interação humana.

A Disney pode até colocar à venda estes robots que vão ser capazes de imitar os movimentos caracteristicos de cada uma das personagens que fazem parte do universo Disney, assumindo a 100% o papel do desenho animado.

Desde sempre que os atores são desencorajados a revelar quem está por detrás da máscara de forma a preservar a fantasia do parque temático. As pessoas que realizam este trabalho acreditam que, caso se verifique esta substituição, a empresa esteja a violar os seus direitos constitucionais.