Do outro lado do Atlântico a política – e, mais especificamente, Donald Trump – continua a levantar dúvidas sobre a real importância do tema das “alterações climáticas”, mas entre o "poderio" tecnológico há quem tenha opinião diferente. Bill Gates acabou de anunciar um fundo de investimento totalmente dedicado às energias alternativas.

O fundador da Microsoft não está sozinho na sua intenção, pelo contrário. O Breakthrough Energy Ventures (BEV) tem a ajuda preciosa de Jeff Bezos, da Amazon, de Richard Branson, Virgin, e de Jack Ma da Alibaba, entre outros. E contando com alguns dos investidores de maior peso da atualidade, o montante envolvido não podia desiludir: são mil milhões de dólares.

Com uma duração de 20 anos, o capital do BEV vai começar a ser aplicado a partir de 2017. Destina-se a projetos que apostem na comercialização de novas tecnologias que possam contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, em áreas como a produção de energia elétrica e armazenamento, transportes, indústria ou agricultura.

O anúncio sobre a criação do fundo de investimento surge numa altura em que Donald Trump voltou a levantar dúvidas sobre a questão das alterações climáticas. Durante a campanha, o presidente-eleito dos Estados Unidos disse que iria retirar o país dos acordos internacionais para travar as alterações climáticas

Este domingo à noite, questionado sobre o tema numa entrevista na Fox News, afirmou que “ninguém sabe realmente” se as alterações climáticas são reais. “Não é algo que seja tão óbvio”, acrescentou.

Depois de ter revelado intenções de cessar todas as investigações da NASA relacionadas com as ciências da Terra, Donal Trump também já tinha dado a conhecer que Scott Pruitt será o próximo administrador da agência de proteção ambiental americana, um responsável que também tem dúvidas sobre o aquecimento global.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.