A mudança de classificação significa que as divisas digitais estariam mais fortemente reguladas e tributadas e desta forma poderiam contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de criptomoeda no Japão.

De acordo com a nova definição proposta pelo regulador financeiro japonês, citada pelo Nikkei, as moedas virtuais devem servir como um meio de pagamento, o que significa que podem ser usadas para comprar bens e serviços”. Além disso, “também podem ser trocáveis por outras moedas legais”.

Por enquanto “ainda nada foi decidido”, sublinham os serviços financeiros japoneses. “Ainda há um longo caminho a percorrer”, salvaguardam, “mas discutimos a reforma e acreditamos que é o caminho a seguir”.

Depois de uma época áurea em que chegou a valer mil dólares, o entusiasmo pelo Bitcoin tem vindo a diminuir. Mais recentemente, a divisa digital voltou a ganhar novo alento com a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia de não sujeitar as transações de bitcoins a IVA – algo que acontecia em muitos casos, inclusive em Portugal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.