O acordo com a TCL é o primeiro que a BlackBerry firma, três meses após ter proclamado que estava de saída do fabrico de dispositivos móveis. Informações oficiais indicam que o contrato estabelecido contempla a produção e a comercialização a nível global de telemóveis com a insígnia da empresa de Waterloo.

Segundo consta, a TCL é a quarta maior fabricante de dispositivos móveis da América do Norte e também tem a seu cargo a produção de telemóveis para a Alcatel.

Os novos aparelhos hão de vir equipados com o software de segurança da BlackBerry, marcando assim a estreia do novo modelo de negócio da tecnológica canadiana.

Contudo, parece que os direitos de venda dos telemóveis BlackBerry que estão para chegar não se estendem à India, ao Sri Lanka, ao Nepal, ao Bangladesh nem à Indonésia, que, diz a agência noticiosa britânica, constituem alguns dos maiores mercados da empresa liderada por John Chen.

Este novo acordo vem expandir a relação já existente entre as duas empresas, parceria esta que já levou ao lançamento dos telemóveis DTEK50 e DTEK60.