Leo Apotheker estava há cerca de um ano na liderança da SAP. Ontem a líder mundial de software empresarial comunicou que as partes chegaram a acordo para que o responsável deixasse de ocupar o cargo. A empresa volta ao modelo anterior, em que dois CEOs dividem a presidência executiva da empresa alemã.

No comunicado, a fabricante de software não dá detalhes sobre o que terá motivado a decisão. Diz apenas que o "Supervisory Board chegou a acordo mútuo com Léo Apotheker em não prolongar o seu contrato como membro do quadro executivo da empresa" e que por essa razão o gestor "renunciou ao cargo de CEO e membro do Conselho Executivo da SAP".

Alguma imprensa especializada avança que a gestão de Leo Apotheker foi desde o início marcada por alguma controvérsia e que o estilo de liderança do gestor, há cerca de duas décadas a trabalhar na empresa, não reuniu consensos e não teve a capacidade de inspirar o mercado.

Bill McDermott, responsável de todas as áreas de vendas e Jim Hagemann Snabe, director de desenvolvimento de produto, passam a dirigir a empresa dividindo a condição de CEO. Ambos já eram membros do Conselho Executivo da SAP e ocupam um lugar que só deveria ficar vago no final do ano.