A empresa pretende, através do Centro de Excelência, dar formação especializada a engenheiros, arquitetos, administradores de sistemas ou programadores, que necessitem ganhar competências em Cloud, de forma a combater o excesso de procura face à oferta de talento disponível em Portugal.

Contando já com cerca de 25 colaboradores, serão recrutadas mais 50 pessoas para o Centro, tendo em vista o objetivo final da Claranet de chegar aos 100 colaboradores especializados em Cloud no espaço de 3 anos para reforçar as suas equipas e competências, de forma a responder às necessidades dos seus clientes.

António Miguel Ferreira, managing director da Claranet, disse que a criação, em Portugal, de um centro de competências na área de sistemas de informação internos, em 2015, “deu motivação adicional, para nos lançarmos neste desafio de agora criar um Centro de Excelência, virado para o mercado nacional e Brasileiro, numa área particularmente dinâmica do mercado de TI, que é a Cloud”.

Claranet abre novo processo de contratação para Centro de Competências em Lisboa
Claranet abre novo processo de contratação para Centro de Competências em Lisboa
Ver artigo

Para além deste Centro de Excelência, a Claranet também vai lançar uma Academia de Formação, a “Claranet University” para desenvolver as competências IT dos profissionais em início de carreira ou em fase de transição, apostando em programas de formação ajustados às necessidades do mercado assim como nas profissões do futuro (Cloud Experts Engineers, Security Experts, DevOps, Data Scientists).

tek claranet

O objetivo desta iniciativa é o de proporcionar um ponto de entrada para integrar o Centro de Excelência e contribuir para uma maior disponibilidade de profissionais altamente especializados, no mercado, em Portugal.

A entrada no programa “Claranet University” é gratuita, mas os candidatos estão sujeitos a seleção prévia, de acordo com a sua formação ou experiência anteriores.

A framework da Claranet University aborda a formação presencial e online tal como a realização de assignments orientados para a aquisição de competências em contexto prático. Cada programa tem entre três a seis meses de duração e são abordados diferentes tópicos relacionados com Cloud, Segurança, Sistemas, Networking, entre outros.

Aos melhores formandos será dada a possibilidade de integrar a Claranet, empresa fundada em 1996 e que evoluiu de um ISP (Internet Service Provider) para se apresentar agora como um Managed Services Provider independente. A empresa fornece serviços geridos de Hybrid IT, nas áreas de Hosting, Public Cloud, Networks, Aplicações, Segurança e Workplace e conta com mais de 1.250 colaboradores em todo o mundo.