Mark Zuckerberg é a Personalidade do Ano de 2010 para a Time. A revista norte-americana considerou que o criador do Facebook conseguiu transformar a sociedade com a sua rede social virtual.

"Por ligar mais de 500 milhões de pessoas e mapear as relações sociais entre as mesmas; por criar um novo sistema de troca de informação; e por ter mudado a forma como vivemos as nossas vidas, Mark Elliot Zuckerberg é a Personalidade do Ano 2010 da TIME", pode ler-se na apresentação online da listagem.

A distinção faz do CEO do Facebok de 26 anos a segunda pessoa mais jovem de sempre a merecer tal destaque, depois de Charles Lindbergh, aviador, eleito com 25 anos, em 1927. De referir que Zuckerberg é igualmente considerado um dos bilionários mais jovens do mundo, graças a uma fortuna avaliada em mais de 4.000 milhões de dólares.

Comentando o "galardão", o criador da popular rede social considerou-o "uma grande honra e o reconhecimento de como a nossa pequena equipa está a construir algo que centenas de milhões de pessoas querem utilizar para tornar o mundo mais aberto e ligado. Fico contente por fazer parte disso".

Em concorrência directa com Zuckerberg esteve o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. "Em certo sentido, Zuckerberg e Assange são caras da mesma moeda. Ambos expressam o desejo pela abertura e pela transparência. Se Assange ataca as grandes instituições e os governos através de uma transparência involuntária com o objectivo de os debilitar, Zuckerberg possibilita que os indivíduos partilhem voluntariamente a sua informação com a ideia de os fortalecer. Assange vê o mundo como se estivesse cheio de inimigos reais; Zuckerberg vê o mundo cheio de amigos potenciais ", consideram os responsáveis da revista.

A par dos criadores do Facebook e do WikiLeaks foram também avaliados para personalidade do ano o movimento político norte-americano Tea Party, Hamid Karzai e os mineiros chilenos.