Um estudo realizado pela Harvard University Business School nos EUA concluiu que em 2011 a Internet gerou 5,1 milhões de empregos no mercado norte-americano e a economia digital movimentou cerca de 530 mil milhões de dólares, perto de 410 mil milhões de euros. O número de empregos duplicou entre 2007 e 2011.

Dos 5,1 milhões de postos de trabalho ligados ao mundo da Internet, dois milhões dependem diretamente, em termos de rendimentos, da rede global. As pequenas empresas, muitas delas com apenas um trabalhador, são as principais responsáveis pela criação de novos empregos ligados à Internet, como revendedores de produtos do Ebay e Amazon, programadores, designers e redatores de conteúdos digitais. O estudo dá destaque ao recente aumento no número de postos de trabalho gerados na área do desenvolvimento de aplicações.

O diretor executivo do Interactiv Advertising Bureau (IAB), Randall Rothenberg, declarou que o "rápido crescimento da Internet suportada por anúncios publicitários tornou-se um dos grandes motores da economia norte-americana". O mesmo responsável disse ainda que "com o encorajamento dos reguladores e legisladores (…) um número ainda maior de empregos pode ser criado - não só nos EUA mas um pouco por todo o mundo".

A investigação revelou ainda que os estados de Nova Iorque e Califórnia são os que têm mais empresas estabelecidas ligadas à Internet. A realidade do país relativamente à distribuição das empresas ainda é muito desigual, tendo em conta que nove dos 50 estados conseguem concentrar 72 por cento das empresas.

Empresas como o Facebook e o Google estão entre as que empregam mais pessoas em funções relacionados com a Internet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico