Elon Musk lançou o desafio: ou a Tesla resolve, num prazo de 100 dias, os problemas de energia com que o estado da Austrália Meridional se tem deparado, ou a empresa assegura a instalação de um sistema de armazenamento de energia de forma totalmente gratuita.

O pretexto foi inicialmente lançado por Lyndon Rive. Em entrevista à Financial Review, o co-fundador da Solar City e responsável máximo pela divisão energética da Tesla, disse que a sua empresa seria capaz de solucionar as fragilidades que existem ao nível do abastecimento de energia naquela região do país oceânico em pouco mais de três meses. Rive garantiu que a empresa conseguiria construir uma central de armazenamento de até 300MWh nesse período de tempo e Mike Cannon-Brookes, um magnata australiano, questionou Elon Musk acerca da seriedade desta afirmação. Em resposta, Musk foi claro: "A Tesla vai instalar o sistema e deixá-lo funcional num prazo de 100 dias a contar desde a assinatura do contrato", caso contrário, escreve o empresário "é grátis". "Isto é sério o suficiente para ti?", acrescentou.

Nos últimos meses, o estado da Austrália Meridional perdeu duas centrais onde era produzida energia através de carvão e enfrenta agora uma crise energética que tem levado a um aumento substancial dos preços da eletricidade na região. Ainda sem qualquer solução acertada entre os decisores políticos, a proposta da Tesla pode significar não só a resolução de um problema, mas também uma transição para as energias renováveis.

A concretização desta promessa não seria uma primeira vez para a empresa. Em 2016, a Tesla conseguiu construir uma central solar de armazenamento de eletricidade com 80MWh de capacidade em apenas 90 dias. E tal como neste caso, a central surgiu como solução após o governo estatal ter perdido uma estação de energias fósseis.

Com um preço definido de 250 dólares por cada kWh de armazenamento, Cannon-Brookes está agora em busca de financiamento e de consentimento político para que Musk possa dar aval ao projeto.

A bola está agora nas mãos do governo australiano.

 

Nota de redação: A palavra "planta", utilizada anteriormente neste artigo para designar uma infraestrutura energética, foi trocada pela palavra "central" por esta última ser mais adequada à expressão onde é aqui utilizada.