Elon Musk está decidido a criar a sua versão do Hyperloop, um conceito que o próprio idealizou, mas que tem sido trabalhado por outras entidades.

A notícia está a ser avançada pela Bloomberg, que adianta que o CEO da Tesla quer servir a sua rede de túneis subterrâneos com as suas próprias criações, em vez de ficar dependente do trabalho de outras empresas.

O projeto foi esmiuçado pelo empresário numa investigação publicada em 2013 onde eram explicadas as ideias por detrás da sua utilidade e do seu design. Em suma, a ideia do Hyperloop é transportar passageiros a bordo de uma cápsula que se desloca através de túneis de baixa pressão, levitando sobre dois carris que lhe permitem atingir altas velocidades em longas distâncias.

Musk disponibilizou a sua investigação a todos os interessados em materializar o conceito, sublinhando o facto de que, na altura, não dispunha dos meios necessários para colocar a ideia em prática.

tek elon musk hyperloop

Mais recentemente, o empresário recebeu luz verde (informal) do governo norte-americano para construir uma rede de túneis subterrâneos para o Hyperloop. Note que o próprio Musk detém uma empresa (The Boring Company) que trabalha na escavação de túneis subterrâneos. Um dos objetivos, porém, é conseguir reduzir os custos deste procedimento para que o mesmo se possa tornar numa alternativa viável ao tráfego que se faz sentir nas estradas à superfície.

No final deste mês de agosto, a SpaceX vai realizar a segunda competição de design de cápsulas para Hyperloop, sendo que a velocidade, desta vez, também será avaliada.

Mais recentemente, a Hyperloop One bateu o recorde máximo de velocidade alguma vez atingido por um destes protótipos. A marca mais alta estabelece-se agora nos 313 km/h.