Um relatório publicado esta sexta-feira pela instituição financeira holandesa ING, conclui que todos os carros novos comprados na Europa em 2035 serão elétricos. O segmento está em crescendo no mercado automóvel, é positivo para o ambiente, mas, escreve o banco, terá grandes impactos na indústria do sector.

A partir de 2019, a Volvo só vai produzir carros elétricos e híbridos
A partir de 2019, a Volvo só vai produzir carros elétricos e híbridos
Ver artigo

No documento, a que chamaram "Os avanços do veículo elétrico ameaçam a indústria automóvel europeia", um grupo de analistas estima ainda que os obstáculos ao consumo deste tipo de produto venham a desaparecer num curto espaço de tempo. Em adição, a redução dos preços das baterias, o aumento da sua capacidade e o aumento da velocidade de carregamento vão também contribuir para atrair cada vez mais consumidores.

O impacto na indústria automóvel europeia vai fazer-se sentir principalmente pelo facto das fabricantes deterem apenas 3% de quota no mercado de produção de baterias de iões de lítio para veículos. A seu tempo, a manutenção deste contexto deverá aumentar a dependência destas empresas face às congéneres chinesas e japonesas.

O emprego poderá também sofrer com esta transição, uma vez que a construção de um carro elétrico requer menos peças e é mais automatizada.

Como solução, a ING sugere uma mudança no modelo de negócio destas empresas, da base tradicional de venda, para uma outra mais focada nos serviços.