A Foxconn estará disposta a pagar 625 mil milhões de ienes, o equivalente a 4,9 mil milhões de euros, pela japonesa Sharp. A informação está a ser avançada pela Bloomberg que aponta o final de janeiro como data limite para responder à oferta.

A impresa japonesa garante no entanto que essa não é a única proposta em cima da mesa. Existirá outra da Innovation Network Corp, um fundo japonês que estará disposto a ficar com a companhia por 300 mil milhões de ienes.

O valor é mais baixo que o oferecido pela Foxconn, mas a proposta será a que mais agrada ao Governo nipónico, que quer manter dentro do país um sector onde a tecnologia japonesa continua a dominar. Resta saber se a estratégia de longo prazo vence a urgência financeira da situação.   

Já em 2012 a Foxconn tinha tentado comprar a Sharp, mas na altura as negociações com a gestão da empresa não chegaram a bom porto e o negócio não se concretizou.  

A Foxconn dedica-se sobretudo à montagem de equipamentos eletrónicos e à logística. É a principal parceira da Apple no fabrico do iPhone. A Sharp fabrica ecrãs para televisores, telemóveis ou tablets e tem vindo a gerir uma profunda crise. No último ano acumulou prejuízos de 1,1 mil milhões de ienes, o equivalente a 8,6 mil milhões de euros, e já precisou de ajuda do Governo japonês para não ir à falência.