O nível de maturidade na adoção da chamada computação na nuvem entre as empresas existentes em Portugal está em linha com o que acontece nos restantes países da Europa, com a larga maioria a utilizar conceitos e modelos cloud nos seus sistemas de informação.

Oracle à espera de “ano razoável” apesar das condições do mercado português
Oracle à espera de “ano razoável” apesar das condições do mercado português
Ver artigo

As conclusões são de um estudo recente da Oracle, realizado pela IDG Connect, que revela que 66% dos inquiridos optou por um modelo de cloud privada, 55% por um modelo híbrido e 49% por um modelo de cloud pública, sendo que algumas empresas usam mais do que um modelo.

Como principais barreiras à adoção da cloud em Portugal 57% das empresas identificam questões de segurança, com os acessos não autorizados, a fuga de dados sobre clientes e a perda permanente de dados a surgirem entre os mais apontados. Já 53% considera a privacidade dos dados como a principal barreira.

Apesar das preocupações com a segurança, privacidade dos dados, largura de banda, flexibilidade, custos e formação dos recursos, os resultados do estudo indicam ainda que o ritmo da adoção da cloud irá continuar a aumentar e que este é um tema no topo das agendas das empresas nacionais.

O estudo para a Oracle foi realizado com base num questionário conduzido online junto de gestores de empresas nacionais dos mais diversos setores de atividade com mais de 500 colaboradores.