A Ericsson vai despedir 3.000 funcionários na Suécia, o que equivale a aproximadamente um quinto da sua força de trabalho no país. O plano de redução de pessoal vai afetar as áreas da produção, de vendas, de administração e de Investigação e Desenvolvimento. Em comunicado, a empresa diz que as centrais de produção de Borås e de Kumla, na Suécia, vão sofrer cortes significativos.

A empresa explica que pretende reduzir do número de locais de produção e apoiar-se na sua rede de parceiros.

De acordo com informações avançadas pela EuroNews, a Ericsson espera poupar perto de 936 milhões de euros e tentar reverter os efeitos de uma forte concorrência, como por parte da Nokia, e da dormência da procura.

A agência noticiosa adianta que este corte se alinha com o plano de redução de despesas anunciado pela Ericsson em 2014, cujo objetivo é poupar mil milhões de euros.

Embora agora planeie eliminar cerca de 800 postos de trabalho na divisão sueca de Investigação e Desenvolvimento, a Ericsson faz tenções de recrutar 1.000 engenheiros ao longo dos próximos três anos, segundo informações oficiais. Este recrutamento será feito, preferencialmente, em universidades, com objetivo de reforçar as capacidades da Ericsson no universo das novas tecnologias.

Em nota adicional, a Ericsson explica que pretende dar continuidade e intensificar os seus planos de contenção de custos e moldar o seu negócio a um mercado de banda larga móvel em decrescimento.