Os videojogos voltam a dominar a lista anual dos canais de YouTube mais influentes do ano, mas o primeiro lugar, surpreendentemente, coube a um elenco de falantes de português.

Num ranking elaborado pela Zefr, uma empresa norte-americana especializada na análise da influência dos atores digitais, o canal do grupo de comediantes brasileiros, Porta dos Fundos, que já conta com mais de 12 milhões de subscritores e quase 3.000 milhões de visualizações, destacou-se dos restantes com sketchs de humor.

Os segundo, terceiro e quarto lugares foram conquistados por três gamers e o quinto pelo vlogger norte-americano, Roman Atwood. PewDiePie, que continua a ser o utilizador com mais seguidores na plataforma, agora com mais de 50 milhões, ficou-se pelo quarto lugar.

Porta dos Fundos foi mesmo o canal a criar mais engagement no mundo digital. De acordo com as contas da Zefr, os brasileiros geraram 2,9 mil milhões de interações por parte do público em 2016, mais mil milhões do que o segundo lugar e mais 1,3 mil milhões do que PewDiePie.

No segmento dos youtubers tecnológicos, o canal de Lewis Hilsenteger, Unbox Therapy, é quem fica com o primeiro posto. O quinto coube a Marques Brownlee.

As listas estão disponíveis na integra através do site da Zefr.