Tal como se previa, a Comissão Europeia apresentou uma declaração de objecções ao negócio de aquisição da Sun pela Oracle, onde aponta os potenciais efeitos negativos à efectiva concorrência no mercado de base de dados.

De acordo com informação prestada pela Sun Micro à Securities and Exchange Cmmission, citada pelo The Wall Street Journal, as principais preocupações da CE referem-se à futura combinação entre a sua da base de dados open source MySQL e o software vendido pela Oracle.

A opinião do executivo europeu fez reagir o Departamento de Justiça norte-americano, que já aprovou o negócio nos Estados Unidos e que considera ser "pouco provável que a fusão entre as duas empresas seja anticompetitiva".

A Oracle, por sua vez, declarou que vai se opor "vigorosamente" à declaração da Comissão Europeia, ressalvando que não há evidência de qualquer ameaça à concorrência naquele continente.

A probabilidade de objecção à compra por parte do executivo europeu foi notícia na semana passada, citando-se a preocupação relativamente à continuidade da MySQL, que se teme que seja abandonada face ao peso que o negócio de bases de dados proprietárias tem na Oracle.