Denominado “Electra”, o projeto da agência espacial europeia tem como objetivo produzir um satélite de telecomunicações de cerca de três toneladas e que esteja equipado com um sistema de propulsão alimentado por energia elétrica.

No seu site, a ESA explica que está a procurar tornar a indústria dos satélites de telecomunicações mais rentável, algo que espera conseguir com a substituição de propulsores de combustão por propulsores elétricos, que afirma que consomem menos 90% de combustível com a mesma qualidade de desempenho.

O empréstimo de 30 milhões de euros cedido pelo Banco Europeu de Investimento (EBI) à OHB System AG, membro do projeto Electra, está em linha com a agenda de reforço da competitividade do mercado europeu, diz Ambroise Fayolle.

Citado no portal online do Executivo de Bruxelas, o comissário Jyrki Katainen afirma que este investimento do EBI se enquadra na estratégia espacial da Comissão Europeia e que projetos como o Electra são as pedras angulares do crescimento da economia da Europa.