Foi esta terça-feira, dia 6 de junho, que a Tesla reuniu os seus maiores acionistas para o encontro anual de 2017. Elon Musk marcou presença e anunciou várias novidades.

A mais sonante chegou na forma de uma imagem (pouco clara) que traz pela primeira vez a público algumas das linhas presentes no novo Model Y.

tek tesla model y

Sem uma data de lançamento avançada, sabe-se por esta altura que o veículo vai ser um crossover compacto, que deverá figurar numa gama abaixo do Model X.

Musk confirmou também que este carro não será fabricado com base na mesma plataforma que está a ser utilizada para montar o Model 3. Em vez disso, o Y vai ser desenvolvido num plano arquitectónico completamente diferente e beneficiar com um sistema elétrico disposto num layout completamente adaptado às suas exigências.

O CEO justificou esta decisão com os erros que considera terem sido cometidos com o Model X, que foi desenhado de acordo com a plataforma do Model S.

A imagem revelada pela empresa norte-americana não é, de todo, clara quanto ao que podemos esperar deste novo carro, mas sugere que não existirão quaisquer espelhos laterais. Na verdade, esta é uma característica que já vários carros tentaram integrar, mas que as regulações de segurança nunca deixaram materializar-se nas suas versões comerciais.

O Model Y deverá chegar às linhas de produção em 2019 (ou 2020).

Autopilot

No encontro de acionistas desta terça-feira, a Tesla confirmou também que o update ao Autopilot 2.0 vai deixar o sistema bem à frente do seu antecessor.

Camiões

A fabricante automóvel tem um camião para apresentar no próximo mês de setembro e Elon Musk avançou que a empresa está a trabalhar com potenciais clientes para afinar o design do mesmo.

"Estamos a envolvê-los no processo de design para assegurar que o camião se adequa às suas necessidades", disse o empresário. Assim, garante, os clientes "já sabem que o veículo vai corresponder às suas exigências", o sucesso do camião vai ser uma questão "de conseguirmos aumentar a produção para fazermos o máximo de unidades que conseguirmos".

Ainda que não o tenha dito diretamente, Musk "confirmou" que haverão surpresas para anunciar no evento do próximo setembro. Questionado sobre se haveriam outros "produtos em desenvolvimento" para além dos carros, dos camiões, das baterias de armazenamento doméstico e dos painéis solares, o CEO da Tesla disse que "existem algumas coisas" que não foram ainda mencionadas por ele. "Eu só posso dizer que recomendo vivamente que apareçam no evento onde iremos revelar o camião", sublinhou. "Talvez haja mais qualquer coisa para além daquilo que estamos aqui a debater. Talvez. Pode haver. Quem sabe?".