Interessada em ajudar as empresas a tirarem o melhor do que os dados têm para oferecer aos negócios, a Tableau aproveitou a conferência que realiza anualmente para apresentar uma série de melhorias aos seus produtos.

Os anúncios a apresentar nos próximos dias incluem melhorias analíticas, o reforço da escalabilidade para facilitar as tarefas de administração e governança de TI e o recurso a tecnologia de inteligência artificial para disponibilizar dados a mais pessoas.

Conhecida pela aposta em programas académicos, a Tableau vai reforçar a oferta gratuita Tableau Public, anunciando que está a expandir o Tableau Desktop Public Edition para permitir trabalhar e guardar dados de forma segura e local nos desktops ou partilhá-los online com a comunidade do Tableau Public.

Salesforce aposta na IA generativa com Tableau GPT e Tableau Pulse
Salesforce aposta na IA generativa com Tableau GPT e Tableau Pulse
Ver artigo

Há também novidades no Tableau Pulse, lançado em fevereiro, que quer levar dados às massas a partir de insights personalizados e automatizados com a ajuda da inteligência artificial. Uma delas é no Einstein Copilot para Tableau, atualmente disponível na versão beta, que passa a incluir recursos de transformação de dados assistida por IA, assim como a criação automática de descrições de dados, para facilitar a localização e a exploração das fontes, usando o Einstein Copilot para Tableau Catalog.

No Tableau Pulse, as novas capacidades passam pela possibilidade de colocar perguntas para explorar métricas e receber respostas em linguagem natural, assim como pela funcionalidade Metrics Bootstrapping, para salvar cálculos na camada de métricas do Tableau. Já com a Metric Goals os utilizadores vão poder comparar o progresso de uma métrica com um benchmark ou objetivo.

Refira-se que o Tableau Pulse e o Tableau Public Desktop Edition já estão disponíveis. Segundo o anunciado, o Einstein Copilot para Tableau está disponível em versão beta limitada no Tableau Cloud, devendo conhecer uma abrangência maior este verão.