O recuo da Foxconn é justificado com os receios da empresa relativamente às finanças da Sharp. Até que a companhia japonesa divulgue mais informação, a Foxconn suspende a assinatura do acordo que formalizava a aquisição.

Os riscos financeiros que a Foxconn terá identificado não foram contabilizados na proposta feita pela empresa e podem comprometer cerca de metade do valor do negócio, de acordo com informação divulgada pelo Wall Street Journal.

Horas depois de ser conhecida a decisão de aprovação da administração da Sharp à oferta de compra apresentada pela Foxconn, a compradora comunicou a suspensão da assinatura do contrato e fica à espera de mais informação da companhia japonesa.

A Foxconn é um dos fabricantes do iPhone. Tinha oferecido 625 mil milhões de ienes, o equivalente a 5 mil milhões de euros, de olho na tecnologia de ecrãs que a companhia japonesa desenvolve. A informação que a Sharp deve disponibilizar ainda esta semana será determinante para perceber se a proposta se manterá.

A proposta da Foxconn não era única que a Sharp tinha para analisar. O fundo japonês Innovation Network Corp oferecia 300 mil milhões de ienes pela companhia, uma oferta que tinha a preferência do governo local.