A empresa ferroviária nacional francesa quer contar com TGVs autónomos nos caminhos de ferro do país dentro de seis anos. A notícia é avançada pelo FranceInfo, que adianta ainda que a SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) vai começar a testar um protótipo daquele a que chama de "comboio drone" já em 2019.

O TGV, que pode atingir velocidades superiores a 320 km/h, vai estar equipado com sensores que permitirão a deteção automática de obstáculos e a consequente travagem imediata, sempre que necessário. A ideia é que o comboio venha a ser conduzido remotamente, embora, a curto prazo, a empresa opte por manter os maquinistas a bordo para lidar com qualquer emergência que surja.

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Ao Le Figaro, o presidente da SNCF, Guillaume Pepy, disse que se o projeto fosse bem-sucedido, a empresa seria a primeira a operar TGVs de forma autónoma.

Para Matthieu Chabanel, diretor adjunto da SNCF, o sistema que estão a tentar implementar é semelhante ao piloto automático de um avião. "Nos aviões existem sempre pilotos, felizmente, mas há também um sistema de viragens automáticas", explicou em entrevista à FranceInfo.

O objetivo por detrás da implementação desta tecnologia não é apenas o da modernização do sector, mas também o de aumentar as velocidades e a frequência das viagens por TGV, particularmente nas redondezas de Paris, onde as linhas se cruzam com vários transportes locais e regionais. Por esta altura, a estimativa da empresa ferroviária aponta para um aumento de 25% nas viagens.

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