Parece que a empresa detentora do maior motor de busca do mundo não está a jogar pelas regras da Rússia. A multa de cerca de 6,75 milhões de dólares é o resultado de uma queixa feita em 2015 pelo motor de busca russo Yandex NV.

O documento submetido pelo “Google russo” ao Serviço Federal Anti-monopólio, segundo informações da Bloomberg, alegava que a empresa norte-americana exigia que os utilizadores instalassem os seus serviços e o seu motor de busca em dispositivos Android para poderem utilizar a loja online Google Play. Além disso, e ainda segundo a queixa, a Google não permitia que os fabricantes pré-instalassem serviços de empresas concorrentes nos dispositivos com o sistema operativo Android.

O site avança que a multa será retirada das receitas russas da Google Play, e que pode ir dos 1% aos 15% do volume de negócios de 2014 da Google.

A gigante tecnológica recorreu da decisão da autoridade reguladora russa e a próxima audiência está agendada para o dia 16 de agosto.

Apesar de ter estipulado um prazo de 60 dias para o pagamento da coima, o Serviço Federal Anti-monopólio continua em negociações com a empresa norte-americana, numa tentativa de se encontrar uma solução fora dos tribunais.

A Google não é estranha às coimas por práticas anticoncorrenciais e há já bastante tempo que está sob a lupa da Comissão Europeia e de várias outras entidades reguladoras nacionais, soterrada em acusações de monopolização do mercado, em vários aspectos e de não fazer um “jogo limpo”.