A Google anunciou a aquisição de um serviço social de pesquisa, o Aardvark, fundado em 2007. Não foram disponibilizados quaisquer detalhes sobre o negócio, com a empresa de Internet a confirmar apenas a informação que já circulava em alguma imprensa especializada a propósito do negócio.

A Aardvark não é uma rede social no sentido mais convencional do termo, como será o Facebook ou o Hi5, mas a sua essência é de interacção social a que se junta a função de pesquisa.

A plataforma facilita ao utilizador o processo de encontrar na sua rede de contactos ajuda para uma pesquisa, uma segunda opinião sobre um assunto ou um conselho.

Quando há uma questão que precisa de ser respondida o utilizador envia a questão ao Aardvark (por email, através do site, do iPhone, Twitter ou IM). O serviço pesquisa na informação disponibilizada por cada contacto, encontra quem tem mais condições para oferecer uma boa resposta e recomenda.

Quem cria uma conta no Aardvark - que tem em dois dos seus co-fundadores colaboradores da Google - cria uma lista de contactos, ou importa da rede social ou do serviço de email. Pode juntar a estes contactos os de amigos de amigos e de grupos a que pertença no Facebook.

A informação que o serviço analisa nesta base de informação para encontrar as melhores respostas a cada pergunta tem por base as preferências definidas por cada utilizador, as interacções deste com terceiros e outras pistas que possam ser seguidas a partir da informação disponível.