O Governo anunciou esta quarta-feira a abertura do concurso Vale Indústria 4.0. A iniciativa tem 4,2 milhões de euros para atribuir a Pequenas e Médias Empresas que queiram apostar na digitalização do seu negócio.

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 29 de setembro e podem concorrer empresas de Portugal Continental que tenham pelo menos três postos de trabalho, sem outras candidaturas aprovadas ou em fase de decisão na tipologia de investimento "qualificação das PME",  indica o gabinete da secretária de Estado da Indústria, em comunicado.

O apoio que cabe a cada uma das empresas escolhidas tem a duração de um ano e o valor máximo de 7.500 euros. O governo explica que esta quantia destina-se a "empresas que queiram reforçar a componente digital, seja através da construção de um site, da implementação de comércio eletrónico ou da melhoria da experiência do utilizador, posição nos motores de busca, aposta em marketing [...] realidade aumentada, inteligência artificial [ou] contratação de serviços".

Estratégia do Governo para apoiar transformação digital dos serviços públicos avança
Estratégia do Governo para apoiar transformação digital dos serviços públicos avança
Ver artigo

Ana Lehmann, secretária de Estado da Indústria, afirma que o concurso "é uma das medidas lançadas pelo Governo no âmbito da estratégia para a Indústria 4.0, cujo objetivo é disponibilizar às empresas as ferramentas necessárias para promover a definição de uma estratégia tecnológica à medida de cada uma, com o objetivo de melhorar a competitividade e de potenciar o crescimento".

Nos próximos quatro anos, o executivo planeia atribuir 12 milhões de euros em apoios a cerca de 1.500 empresas que tenham planos para apostar no digital.

O investimento, diz Ana Lehmann, "permitirá a estas empresas criarem montras para os clientes internacionais, permitindo gerar mais negócio e maior exposição e penetração em mercados externos, de forma acessível e eficaz". "Será uma medida muito relevante ao serviço da modernização e da competitividade da indústria, que ajudará muitas empresas a dar os primeiros passos no caminho da digitalização", acrescenta.

Mais informa o Governo que existem, neste momento, 381 entidades acreditadas para prestar serviços a estas PME no âmbito desta iniciativa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.