O Huawei Mate 9 vai ser o primeiro smartphone a integrar a assistente virtual da Amazon. O anúncio foi feito esta quinta-feira pela gigante tecnológica que vai disponibilizar o equipamento em território norte-americano a partir desta sexta-feira com a Alexa instalada de raíz.

A assistente vai estar disponível através de uma aplicação dedicada, que oferece uma "interface conveniente para o utilizador" e que lhe vai permitir ordenar ao sistema o desempenho automatico de um leque de tarefas comuns como a definição de alarmes ou o agendamento de reuniões.

Este é um marco assinalável para a Amazon que tem vindo a empurrar a Alexa para fora dos limites das suas colunas de assistência doméstica, marcando agora presença em carros, televisões e eletrodomésticos. A chegada aos smartphones, no entanto, embora feita pelas portas de um modelo específico, é uma declaração de concorrência óbvia para os restantes assistentes móveis (Siri, Google Assistant).

Apesar dos últimos avanços da Amazon, que tem fechado várias parcerias no sentido de expandir o raio de influência da Alexa, a IHS Markit acredita que é a Google quem vai liderar as vendas de "colunas inteligentes" em 2020. De acordo com a analista, "a assistente da Google acabará por beneficiar de um processo de crescimento gradual e de uma presença unificada em todas as plataformas da empresa". Na prática, é possível que o caminho aponte para uma integração de serviços como o Gmail, o Chrome, o Google Maps e de produtos como o Chromecast. Mas, por enquanto, é a Amazon quem parece liderar a corrida.