A Huawei ultrapassou a Samsung enquanto marca mais lucrativa do segmento Android para o mercado dos smartphones.

Neste terceiro trimestre, diz a Strategy Analytics, os telefones inteligentes geraram cerca de 9,4 mil milhões de dólares em lucros. Do total, a Apple arrecadou a maior parte: 8,5 mil milhões.

A Huawei, que nos últimos meses alargou a sua oferta com quatro novos equipamentos, foi a segunda empresa do ranking com 200 milhões de dólares, um valor correspondente a 2,4% do total de lucros gerados entre julho e setembro.

Para Neil Mawston, CEO da empresa responsável pelo estudo, os resultados não surpreendem. Numa altura em que a Samsung se debate com a descontinuação do Note 7, outras fabricantes teriam, naturalmente, de surgir no seu lugar. Os segredos para o sucesso, no caso da tecnológica chinesa, prenderam-se com a consistência da "cadeia de fornecimento, da oferta (P9, Mate 9, Honor 8, Enjoy 6) e das campanhas de marketing" que conduziu durante os últimos tempos.

Em adição à Huawei também a Vivo e a Oppo beneficiaram com o desastre da empresa sul-coreana, resgistando, igualmente, uma quota de 2,2% dos lucros do mercado durante os últimos três meses.

Para além da concorrência empresarial, a Strategy Analytics sublinha que os 9,4 mil milhões de lucros gerados neste mercado durante o último trimestre, representam uma quebra em termos homólogos. Em 2015, foram gerados 13,5 mil milhões.