A IBM enfrenta mais uma vez acusações de práticas anti-concorrenciais no mercado de mainframes. Desta feita foi a Neon Enterprise Software quem intentou um processo num tribunal do Texas, EUA.

A Neon acusa a fabricante norte-americana de dificultar a venda da aplicação zPrime que a empresa lançou em Julho último para ajudar os utilizadores de mainframes a reduzir custos operacionais, permitindo a transferência de boa parte dos seus fluxos de trabalho para os Speialty Processors zAAp e zIIP da Big Blue.

A fabricante escreveu aos clientes a informá-los que, contrariamente ao que estava inicialmente previsto, podem ficar sujeitos ao pagamento de licenças pela utilização dos SPs se continuarem a usar a ferramenta que desvia os fluxos de trabalho do sistema central de processamento, para os sistemas secundários dos SPs.

A Neon defende que a acção da IBM é anti-concorrencial e visa eliminar concorrentes e, neste caso, uma ferramenta que permite aos clientes reduzirem drasticamente custos operacionais.

A IBM já respondeu e diz que a aplicação da Neon subverte deliberadamente a lógica de processamento de dados dos mainframes, não tem inovação e que a sua acção é só uma forme de proteger o investimento de milhões de dólares que ao longo dos últimos anos tem feito nesta área.

Os processadores Specialty aumentam a capacidade de processamento dos sistemas mainframe, sem implicar novos custos para as empresas em termos de licenciamento, define a própria IBM.