Na sequência da convocatória emitida por Donald Trump aos líderes das gigantes tecnológicas norte-americanas, Ginni Rometty, CEO da IBM, revelou ter planos para contratar 25.000 novos colaboradores durante os próximos quatro anos e levar a cabo um investimento de mil milhões de dólares.

De acordo com a responsável máxima da tecnológica norte-americana, estes postos de trabalho vão ser criados única e exclusivamente nos Estados Unidos ao contrário daquilo que tinha sido anunciado no passado mês de março quando a empresa comunicou a abertura do mesmo número de vagas internacionais e um corte na mão de obra sediada em território americano.

Embora a empresa recuse a tese, a Bloomberg nota que esta "inversão de marcha" deve-se à posição do novo executivo norte-americano relativamente ao emprego. Recorde-se que Trump foi um grande crítico da migração de postos de trabalho para zonas transfronteiriças durante a sua campanha eleitoral e chegou mesmo a assumir a imposição de novas tarifas nas importações assim que necessário.

A IBM tem sido uma das empresas mais criticadas no sector da tecnologia por substituir milhares de empregos nos Estados Unidos por semelhantes em países com mão de obra mais barata. Em 2013, a tecnológica chegou mesmo a registar, pela primeira vez em 10 anos, menos empregados no fim do ano do que no seu princípio.

Rometty é uma das líderes tecnológicas que vai sentar-se à mesa com Trump esta quarta-feira. Ao seu lado estarão Jeff Bezos, da Amazon, Larry Page, da Alphabet e Sheryl Sandberg, do Facebook.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.