“A chave para o nosso sucesso nas últimas décadas foi a capacidade para olhar pelos olhos dos nossos stakeholders e perceber o que eles esperam do show”, explica Christian Goke, CEO da Messe Berlim, durante a pré-conferência que está a decorrer em Lisboa. E por isso a entidade responsável pela IFA continua a redefinir os conceitos e a alargar o âmbito da feira que já se tornou obrigatória na Europa.

O CEO da Messe Berlim admite que as fronteiras entre o mundo digital e o mundo físico já não existem, mas que também a diferença entre os pequenos devices, a área da TV, os eletrodomésticos de linha castanha e os smartphones é cada vez mais reduzida, sobretudo com o crescimento da interligação em smart devices. “É o mercado da eletrónica de consumo que liga e marca tudo e só a IFA consegue oferecer a visão global, cobrindo e refletindo o mercado tal como ele é hoje”, refere.

A primeira IFA foi realizada em 1924 e desde então a feira tem crescido significativamente, assim como o mercado que se aproxima do bilião de dólares em receitas, e onde os smartphones estão a assumir um peso cada vez maior, assim como um papel de ligação a todos os dispositivos, como centro da Internet das Coisas, mantendo as pessoas “always on”. Com 1.800 expositores em 2016 a IFA estreou uma nova área de exposição, e este ano a Station vai ter um novo papel.

Christian Goke explica que a ideia é que sejam as marcas a assumir o papel principal na IFA e por isso a Station Berlim vai albergar este ano uma exposição separada, com um nome próprio – IFA Global Markets – onde vão ficar alojados os produtores de componentes, OEMs e ODMs. Esta feira, separada, mas ligada na génese, vai decorrer entre os dias 3 e 6 de setembro, ainda durante o tempo da exposição global, marcada para o espaço tradicional da IFA na Messe de Berlim, entre 1 e 6 de setembro.

Em 2014 a IFA já tinha alargado o espaço de exposição com a inauguração do “Cubo”, reservado à Samsung, mas com o crescimento da feira isso não era suficiente e em 2016 uma parte mais profissional passou para a Station de Berlim, fora do espaço da feira, uma separação que agora se aprofunda.

Embora ainda seja cedo para confirmar os dados finais da feira em 2017, a Messe Berlim acredita que pode acrescentar com esta separação cerca de 15 mil metros adicionais de espaço para as marcas, satisfazendo os expositores mas também respondendo aos interesses dos consumidores.

Em relação à área da inovação, a IFA criou um espaço específico para mostrar as tendências e produtos inovadores, a IFA NEXT, no pavilhão 26, onde serão realizadas apresentações e demonstrações, keynotes e hosted conferences e que vai também alojar a droidcon, a maior conferência de drones a nível global.