São cerca de 40 milhões de dólares destinados a uma dezena de empresas tecnológicas "inovadoras" o que a Intel Capital anunciou hoje durante a Intel Capital Global Summit, para investir em áreas como computação na cloud, entretenimento digital, novas formas de interação com dispositivos e pagamentos a partir de dispositivos móveis.


O gigante norte-americano reuniu nesta 13ª edição da sua cimeira cerca de mil responsáveis de empresas listadas no ranking Fortune 2000, numa lógica de reunir apoios para projetos que se integrem nas áreas onde a Intel possui interesse.


"Os negócios acontecem quando a Intel junta a nossa vasta rede global de parceiros com o nosso portefólio de empresas inovadoras" defendeu o presidente da Intel Capital, Arvind Sodhani, num comunicado divulgado pela empresa.


"A nossa cimeira anual e os Technology Days que lhe sucedem fornecem ao conjunto de empresas nossas parceiras um acesso único a executivos e decisores que são críticos para gerar receitas aos nossos parceiros. Os 10 novos investimentos em companhias inovadoras que hoje anunciamos vão beneficiar em larga escala destes recursos que hámuito possuímos".


Uma das empresas escolhidas para receber os investimentos anunciados pela Intel é a Box, dedicada ao desenvolvimento de uma plataforma para partilha segura de documentos e conteúdos, compatível com dispositivos iPad, iPhone, Android, Windows Phone e na Web.


Outras eleitas passam pela Hungama.com, uma das principais lojas online de conteúdos multimédia on-demand na Índia, a que se junta a norte-americana Jelli, que disponibiliza um serviço de rádio social cujas playlists são criadas em tempo real pelos utilizadores.


No domínio dos jogos a Intel anunciou investimentos na LIFO Interactive (Coreia do Sul), conhecida pelo desenvolvimento de jogos sociais e para dispositivos móveis, onde se inclui o Train City, bem como na Transmension (China), um fornecedor de jogos através de serviços de televisão.


A norte-americana NewAer foi escolhida pelas suas soluções de automatização de funcionalidades nos dispositivos móveis com base na deteção dos ambientes em que são usados, enquanto no domínio dos pagamentos móveis a Intel anunciou um investimento na brasileira PagPop, do Brasil. A área dos serviços na cloud, por outro lado, tem na Tier3 a empresa eleita para aproveitamento das suas tecnologias de infraestruturas e gestão de serviços.


Por fim, o mercado da publicidade online e para novas plataformas móveis surgiu nas escolhas da Intel através do anúncio de investimento na chinesa UUCun, com a empresa de Taiwan FocalTech a constar na lista dos fabricantes de hardware apoiados, graças ao seu know-how no domínio dos chips aplicados ao controlo de painéis táteis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico