Um levantamento feito pela organização do Web Summit a 224 investidores que parece sublinhar as preocupações expressas por muitos: a tecnologia via roubar empregos.

De acordo com o que se conseguiu apurar, 53% dos investidores estão convictos de que a Inteligência Artificial se vai apoderar de funções que, no passado, estavam ao cargo de humanos.

Ainda, 93% criticam a inação dos governos face a esta realidade iminente e acreditam que não estão a ser tomadas as medidas necessárias para mitigar os efeitos negativos que a tecnologia está a lançar sobre o mercado de trabalho “tradicional”.

A atividade regulatória e as leis laborais são apontadas como os principais constrangimentos ao desenvolvimento da indústria tecnológica.

Em jeito de curiosidade, foi perguntado a este grupo de investidores que grande empresa tecnológica consideram ser a menos inovadora. A empresa mais referida foi a Apple.

A saída do Reino Unido da União Europeia também foi alvo de discussão, com 82% dos investidores a afirmarem que o Brexit está a prejudicar a economia do Bloco dos 28. Além disso, 77% sublinha que este fenómeno está a afetar diretamente o ecossistema britânico de startups.

No rescaldo de umas conturbadas eleições presidenciais norte-americanas, talvez seja interessante saber que 94% dos investidores afirmam ter preferido Hillary Clinton para Presidente da superpotência.

Acompanhe todas as notícias do Web Summit com o TeK e veja o Diário de Bordo que está a ser construído pela equipa com as imagens captadas na conferência.