João Couto tinha assumido a direção da Microsoft Portugal em 2012, depois de ter desempenhado funções como administrador financeiro da área comercial na sede da Vodafone, no Reino Unido.

Ao fim de três anos João Couto deixa a subsidiária portuguesa e ruma à Alemanha, onde será o número dois da organização, com o cargo de Chief Operating Officer.

Paula Panarra, que era atualmente diretora da área do sector público, vai assegurar interinamente a direção da Microsoft Portugal até ser finalizado o processo de seleção do novo Diretor Geral da empresa em Portugal.

A Microsoft já confirmou a informação ao TeK e adiantou que está "muito confiante na liderança da Paula Panarra".

Fonte oficial da empresa acrescentou ainda que "ao João Couto agradecemos os resultados alcançados nos três anos em que esteve à frente da subsidiária portuguesa e desejamos-lhe as maiores felicidades no seu novo desafio, como Chief Operating Officer da subsidiária alemã, um dos principais mercados da Microsoft na Europa".

Recorde-se que João Couto substituiu Cláudia Goya, que liderou a subsidiária portuguesa durante quase quatro anos e saiu para o Brasil. Na altura foi também designado um diretor interino, Philippe Rogge , diretor-geral da Microsoft para o Benelux, que assumiu temporariamente as funções até que o processo de seleção estivesse concluído. 

Cláudia Goya foi a primeira mulher à frente da subsidiária portuguesa da Microsoft e tinha sucedido a Nuno Duarte, que deixou a operação portuguesa para assumir funções no Japão. 
João Paulo Girbal e Rodrigo Costa, atual presidente da REN, foram outros nomes que também já passaram pela direção da Microsoft em Portugal.