Numa lista liderada pela Irlanda, Portugal fica em 10º lugar entre os países com maior crescimento de trabalhadores em tecnologia, com a capital nacional a ser uma das 10 cidades europeias preferidas pelos empreendedores para começarem de novo.

A Holanda, Alemanha, Suíça, França, República Checa, Reino Unido, Áustria e Noruega são os outros países listados no Atomico State of European Tech Report 2017, que compila vários dados do sector a nível europeu e, revela que “apesar das preocupações com o Brexit, Londres é a cidade preferida” pelos empresários europeus para instalar startups, com Lisboa a surgir em oitavo lugar, seguida de Munique e Milão.

Segundo o relatório, o investimento na Europa está a crescer, assistindo-se a uma ‘batalha’ pelo talento tecnológico europeu, com o valor alcançado no ano passado, de 14,4 mil milhões de euros, com os  montantes aplicados em tecnologia a serem superados e atingirem um valor recorde de 19 mil milhões de euros este ano.

Aqui, é o Reino Unido que lidera a lista de países que recebeu mais investimentos no setor tecnológico em 2017, seguindo-se a Alemanha e a França e com Portugal a surgir em 22º lugar.

Com duas vezes mais licenciados na Europa face aos Estados Unidos e com os postos de trabalho no sector a crescer três vezes acima da média europeia, o relatório assinala que “a indústria tecnológica na Europa está a criar empregos mais rápido do que os outros sectores”.

Em Portugal, os empregos tecnológicos subiram 2,7% este ano, comparando com 2016, uma subida superior à média europeia, de 2,6%.

Tom Wehmeier , partner e head of Research na Atomico, salientou em comunicado que “o número cada vez maior de hubs tecnológicos e o aumento da sua relação com as empresas sugere que a Europa está a descobrir a sua própria identidade tecnológica”.

O estudo State of European Tech é feito pela empresa internacional de capital de risco Atomico que recorreu a uma amostra de 3.500 membros da comunidade tecnológica na Europa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.