A Hewlett-Packard registou uma subida do lucro trimestral de 14 por cento, resultados conseguidos graças ao bom desempenho no mercado chinês, a par da melhoria da margem de lucros nos serviços, anunciou esta segunda-feira após o fecho da bolsa de Nova Iorque.

No trimestre fechado no final de Outubro, a facturação caiu 17 por cento na Europa, três por cento nas Américas e um por cento na região da Ásia-Pacífico, compensadas por um crescimento de 20 por cento no mercado chinês.

A tecnológica registou um lucro de líquido de 2,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros), face aos 2,1 mil milhões de dólares registados no mesmo período um ano antes.

A facturação trimestral ascendeu aos 30,8 mil milhões de dólares, menos oito por cento do que as vendas de igual trimestre de 2008.

Já o lucro do ano fiscal encerrado no final de Outubro baixou oito por cento para os 7,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,2 mil milhões de euros), enquanto as receitas do exercício recuaram três por cento, para se situarem nos 114,16 mil milhões de dólares.

No entanto, os lucros do quarto trimestre fiscal aumentaram 14%, somando 2,14 mil milhões de dólares, com base numa facturação que ascendeu aos 30,8 mil milhões, menos 8% em comparação com as vendas de igual trimestre um ano antes. Em taxas de câmbio constantes, as vendas desceram 5%.