Pouco mais de 24 horas depois de Donald Trump promulgar a lei que dita o financiamento da NASA e a definição da exploração marciana como parte da sua missão, Elon Musk veio a público dizer que este documento não muda nada.

O CEO da SpaceX, que tem sido um dos pioneiros desta nova ambição espacial, escreveu no seu Twitter que "talvez no futuro haja uma medida que faça a diferença na questão de Marte, mas esta não faz".

O presidente norte-americano assinou esta terça-feira um documento que determina a alocação de 19,5 mil milhões de dólares para a agência espacial norte-americana e o suporte no acesso à Estação Espacial Internacional durante os próximos sete anos. Com o NASA Transition Authorization Act, a agência fica ainda legalmente vinculada ao projeto de desenvolver um plano que possa levar uma missão tripulada a Marte até 2030.

Apesar do compromisso assumido, Musk mostra algumas reservas. "Este documento não muda quase nada daquilo que a NASA já está a fazer. Os programas que já existem mantêm-se e não há qualquer financiamento específico para Marte", respondeu o empresário no Twitter em resposta uma jornalista do Recode.