A intenção é que a integração de Inteligência Artificial (IA) na rede Mastercard possibilite uma melhor classificação de fraude para cada transação, aumentando a precisão das aprovações em tempo real e reduzindo as falsas recusas.

A nova solução usa algoritmos sofisticados para fornecer “classificação preditiva” ao emissor, através de uma análise inteligente, explica-se numa nota enviada às redações. Aquilo que acontece é que a tecnologia por detrás da Decision Intelligence examina como uma conta específica é utilizada ao longo do tempo para detetar comportamentos de compras normais e anómalos.

A partir desta análise, aproveita as informações da conta como a segmentação de valor do cliente, perfil de risco, localização, comerciante, dados do dispositivo, hora do dia e tipo de compra feita.

“Estamos a resolver um grande incómodo para o consumidor que é o de ver a sua compra recusada indevidamente”, afirma Ajay Bhalla, responsável pela área de Risco e Segurança de Empresas da Mastercard. “Ao usar IA na nossa rede global, estamos a ajudar as instituições financeiras e os comerciantes a melhorarem as taxas de aprovação e a experiência do consumidor”, sublinha no comunicado de imprensa.