Simplicidade e conveniência são duas palavras que a MasterCard quer associar às suas plataformas de pagamento, sem nunca descurar a segurança, e na semana passada a empresa trouxe a Lisboa o MasterCard Innovation Forum, mostrando a forma como está a integrar as suas soluções de pagamento em diferentes plataformas, dos wearables aos robots e vending machines, passando também pelos bots do Messenger do Facebook.

Alberto Lopez, responsável de pagamento digitais para Portugal e Espanha, explicou ao TeK que o objetivo da empresa é lançar a solução MasterPass em Portugal já no início do próximo ano e já existem conversações com vários players nesse sentido, embora se tenha escusado a revelar quem são os possíveis interessados na solução que foi lançada em Espanha na semana passada com a CaixaBank. Inicialmente o lançamento esteve previsto ainda para o ano de 2106.

“O nosso serviço é uma proposta global para os pagamentos online e offline. Temos mais de 300 mil comerciantes que suportam o MasterPass e esta é uma plataforma que é simples de usar, conveniente e segura”, explica.

Com a plataforma os utilizadores só têm de se autenticar uma vez e introduzir os dados de pagamento e entrega, e depois podem fazer compras usando diferentes dispositivos, desde o tradicional cartão ao telemóvel, uma pulseira ou relógio inteligente, ou um anel, e os sistemas de identificação podem ser reforçados com a utilização da biometria.  Alberto Lopez demonstrou na zona de exposição da MasterCard o funcionamento de cada um dos dispositivos e também a autenticação através do reconhecimento facial, o sistema que já está em uso no Brasil e que é designado por “pagamento com selfie”.

Para o responsável de pagamentos digitais da MasterCard o mercado português é bastante competitivo e as empresas estão preparadas para os novos desafios do digital. “As empresas portuguesas estão preparadas para o eCommerce e recetivas a qualquer meio que facilite os pagamentos online”, justifica, dizendo que apesar dos números de vendas online serem ainda reduzidos em Portugal face a outros mercados têm vindo a crescer de forma acelerada e vão aumentar significativamente nos próximos meses.

Pagar usando bots

Se está numa conversa no Messenger, porque sair para fazer uma compra? A ideia foi defendida por Artem Petsyukha, LabsBusiness Leader da MasterCard, durante a conferência, mostrando que a empresa quer ter as suas soluções de pagamento disponíveis em todas as plataformas onde estão os clientes.

“Os consumidores querem alternativas a passwords, e simplicidade em todos os canais e equipamentos que usam”, explica, adiantando que “a maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo em apenas 5 aplicações, e o Messenger é um deles, por isso queremos estar onde as pessoas estão”.

O comércio conversacional é uma das tendências que o Facebook tem também vindo a defender com os bots para Messenger, e a MasterCard está também a desenvolver as suas soluções para esta plataforma.