Os executivos de topo e os gestores de TI continuam a usar mais as fontes tradicionais de notícias do que os media sociais, mas são estes que mais impacto têm nas decisões de compra finais.


As conclusões constam do Estudo sobre Decisões de Compra Tecnológicas, um documento que a Hill+Knowlton Strategies acaba de revelar, colocando os chamados "social media" no topo das influências na hora de fazer negócios B2B.


De acordo com o relatório, as tomadas de decisão são influenciadas, de forma crescente, pela atenção dada pelos profissionais à opinião dos analistas e também aos comentários dos seus pares. O estudo refere que essas opiniões podem mesmo ser fundamentais para a definição das prioridades dos negócios.


Por exemplo, 48% dos inquiridos no estudo afirmou que o "passa-a-palavra" de outros profissionais de TI chegou a alterar as suas decisões relativas às prioridades de negócio; e 76% tem por hábito comentar notícias que leem online, pelo menos, uma vez por mês, com metade dos inquiridos a fazê-lo uma vez, ou mais, por semana.


Joshua Reynolds, Vice Presidente executivo e um dos responsáveis globais da área de comunicação H+K Strategies, refere em comunicado que "o passa-a-palavra por parte dos pares e os analistas da indústria viram a sua influência crescer significativamente quando comparada com os resultados de 2009, sendo os social media o sinal dessa influência".


O mesmo responsável defende ainda que as conclusões do estudo levam a H+K Strategies a recomendar "vivamente" a implementação de estratégias de comunicação por parte das empresas tecnológicas B2B, apostando em estudos de reputação, presença em redes sociais, nos media tradicionais e nas relações com os analistas.


O Estudo sobre Decisões de Compra Tecnológicas teve como base inquéritos a 813 profissionais com poder de decisão sobre compras de TI em empresas dos EUA e do Reino Unido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico