O mercado português de câmaras digitais não escapou à crise e apresentou perdas acima das registadas na Europa. Os dados são da GfK, que mostra que em Portugal se vendera, 200 mil unidades de máquinas fotográficas digitais no primeiro semestre de 2009, numa quebra de 10% face ao período homólogo.

No resto da Europa as perdas de volume foram de apenas 3%, mas em termos de valor o preço baixou 15%, indica a consultora de mercado.

As máquinas compactas foram as que registaram menos vendas, com perdas de 2,7% em Portugal, enquanto as reflex subiram 2,7%.

Os cartões de memória acompanham este decréscimo, com um decréscimo de 10% em unidades e de 36% em valor. Estas perdas contrariam a tendência europeia que regista crescimentos de 3% no volume. O preço médio destes equipamentos é agora de 12 euros em Portugal e de 13 euros na Europa, sendo em os mais vendidos os SD card standard, seguidos dos SD card hc e memory stick total.

Dentro do segmento a GfK destaca a boa performance das molduras digitais, cujas vendas continuam a crescer e que a consultora estima que acabem o ano com uma tendência positiva em volume de 50%, apesar de manterem uma subida no valor de 26%.