Durante muito tempo a Microsoft e a Xamarin foram parceiras de negócio. Agora a tecnológica responsável pelo Windows comprou a outra empresa e o motivo é claro: a sua plataforma de desenvolvimento de aplicações para múltiplas plataformas. O valor do negócio não foi divulgado.

Numa altura em que a Microsoft afirma-se como uma empresa de serviços e está a fazer uma grande aposta no ambiente móvel, a compra de um sistema que permite desenvolver de forma simples ferramentas para iOS, Android ou Windows ajuda a concretizar essa missão.

“Com o anúncio da aquisição vamos levar este trabalho muito mais longe para tornar melhores, mais integrados e contínuos os nossos serviços e ferramentas de desenvolvimento para programadores”, escreve a Microsoft em comunicado.

O objetivo passa por combinar agora a plataforma de desenvolvimento da Xamarin com outras ferramentas de programação, como o Visual Studio.

Além dos serviços próprios que tem levado a ecossistemas além do Windows - como o Office, o Outlook e o OneDrive -, a Microsoft está também a criar uma unificação entre as suas diferentes plataformas através do Windows 10.

Na conferência de programadores do ano passado a gigante de Redmond disse estar a trabalhar em ferramentas que facilitam a importação de aplicações iOS e Android para o Windows.

Recorda-se que em 2014 a Xamarin distinguiu uma aplicação portuguesa, a Storyo, como uma das melhores a ser desenvolvida na plataforma.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.