Apesar da multa de 2,42 mil milhões de euros, aplicada pela Comissão Europeia no passado mês de junho, a Alphabet, empresa-mãe da Google, conseguiu garantir um crescimento de dois dígitos no segundo trimestre de 2017.

Os lucros da gigante tecnológica foram naturalmente afetados por esta penalização, mas o volume de receitas excedeu as expectativas dos analistas, acelerando o crescimento da empresa.

Ao todo, a Alphabet atingiu os 26,01 mil milhões de dólares em receitas. Google, Android e YouTube foram os maiores contribuintes para este valor. Com modelos de negócio baseados maioritariamente na publicidade, as empresas geraram, em conjunto, 22,7 mil milhões de dólares, cerca de 87% do total de receitas. As vendas dos smartphones Pixel e da coluna de assistência doméstica Google Home, também tiveram uma palavra a dizer.

"Com receitas de 26 mil milhões de dólares, crescemos 21% face ao segundo trimestre de 2016", indica Ruth Porat, CFO da Alphabet. "Estamos a registar um crescimento forte com um grande impulso subjacente à medida que continuamos a fazer investimentos em novas fontes de receita", explicou.

Por outro lado, a multa inviabilizou as hipóteses da Alphabet ultrapassar os lucros operacionais registados entre janeiro, fevereiro e março. Contas feitas, a empresa norte-americana lucrou "apenas" 4,1 mil milhões de dólares.

Outro dos anúncios feitos pela tecnológica é que o CEO da Google, Sundar Pichai, vai agora ter um lugar à mesa entre os restantes diretores da Alphabet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.