Após o aumento que o Netflix implementou nos preços dos seus planos de subscrição em vários dos grandes mercados onde opera, os resultados do segundo trimestre deste ano não se revelaram muito animadores para a empresa.

De acordo com o último relatório trimestral, o número de subscritores registou o pior aumento dos últimos três anos e a previsão para os próximos meses também não se adivinha muito entusiasmante. Dos 2,5 milhões de novos subscritores previstos entre abril e junho, o serviço de streaming apenas contou com 1,68 milhões de novos registos, menos 820 mil do que o esperado.

Em 2015, o Netflix procedeu ao aumento do preço do seu plano Standard de 8,99 para 9,99 dólares, um dólar extra que não contou para os utilizadores existentes até a este último trimestre. No entanto, a empresa considera que esta alteração de preços não representa justificação suficiente ao afastamento de tantos milhares de utilizadores que, na sua opinião, podem ter sido influenciados pela forma como a comunicação social falou sobre o assunto.

De acordo com o relatório trimestral do Netflix, em que a empresa anexou alguns dados referentes a pesquisas por "Netflix price increase" (aumento de preço no Netflix) conseguidos através do Google Trends e onde se observa um pico em abril último, várias pessoas cancelaram o serviço após lerem notícias pouco claras acerca do aumento de preço que, em boa parte dos casos, não estaria a afetar os utilizador em questão.

Abril foi também o mês em que a Amazon lançou uma modalidade de subscrição com o antigo preço da versão standard do Netflix, apertando a concorrência à plataforma de streaming.

Independentemente da verdadeira razão, o crescimento lento que a empresa registou fez descer o valor das ações em 13% durante esta segunda-feira.

No trimestre que se segue, de julho a setembro, a empresa havia previsto aumentar a sua base de utilizadores norte-americanos em 880 mil utilizadores. As tendências atuais apontam para apenas 330 mil novos subscritores nos Estados Unidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.