A Nokia anunciou hoje que vai reduzir 220 postos de trabalho na sua equipa de investigação e desenvolvimento no Japão. O anúncio de despedimento é o segundo em menos de uma semana e integra-se na estratégia de reestruturação da unidade que a empresa anunciou no final da semana passada.

Nesta altura, a líder mundial dos telemóveis já tinha revelado intenções de despedir 330 funcionários nas suas unidades de investigação da Finlândia e da Dinamarca, já que a reestruturação planeada tornará redundantes algumas das actuais posições.

"Como parte do esforço global de alinhamento das operações de I&D com o portefólio de futuros produtos, a Nokia vai reduzir as suas actividades de I&D no Japão", confirmou a empresa, que ainda assim assegura que irá continuar a manter no país uma forte actividade nesta área.

Outro esclarecimento feito pela empresa tem a ver com a linha de produtos de luxo comercializada naquele país, a Vertu, que se manterá operacional, garante a fabricante.

Recorde-se que a Nokia acumula em todo o mundo 17 mil funcionários alocados às áreas de Investigação e desenvolvimento. A unidade de I&D é apenas uma das visadas pelo plano de reestruturação da empresa, que desde Janeiro já despediu 4 mil funcionários, onde se incluem 1.300 rescisões voluntárias.