A Nokia teve perdas de 576 milhões de euros no terceiro trimestre fiscal de 2012, o que somado aos dois trimestres anteriores, resulta em prejuízos de 2,7 mil milhões de euros só este ano. Apesar dos números negativos, as perdas têm diminuído nos últimos trimestres.

Os resultados financeiros da gigante finlandesa continuam negativos apesar de o valor das vendas ascender aos 7,2 mil milhões de euros, menos 300 milhões de euros do que no trimestre anterior e uma queda de 19% relativamente a igual período de 2011.

Os lucros brutos são de 1,99 mil milhões de euros, mas as despesas na área de Investigação e Desenvolvimento e no departamento de vendas e marketing são as principais razões para a empresa apresentar resultados negativos.

A Nokia apresentou perdas de 1,3 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal de 2012 e perdas de 826 milhões de euros no segundo semestre. Apesar dos resultados negativos, os prejuízos têm diminuído a cada três meses, sinal de que as estratégias do novo presidente executivo da empresa estão a surtir algum efeito.

A venda dos smartphones Nokia Lumia entre julho e setembro foi de 2,9 milhões de dispositivos, contra os quatro milhões que tinham sido vendidos no trimestre anterior. A fraca procura dos smartphones da Nokia com Windows Phone é apontada no relatório como uma das razões para os fracos resultados que se verificaram no mercado norte-americano e chinês. A grande aposta da empresa para dar a volta aos resultados negativos ainda não atingiu os valores esperados.

"No terceiro trimestre continuamos a passar por uma transição difícil no nosso negócio de dispositivos inteligentes enquanto partilhamos algumas inovações excitantes na nossa nova linha de produtos Lumia", comentou em comunicado de imprensa Stephen Elop, presidente executivo da Nokia.

A Nokia vendeu ainda 77 milhões de unidades de outros telemóveis, o que representa um aumento relativamente ao trimestre anterior (73 milhões). A empresa destacou o sucesso da linha Asha que sozinha foi responsável pela venda de 6,5 milhões de dispositivos.

Estes telemóveis de baixo custo ajudaram a empresa a aumentar ligeiramente as vendas no mercado asiático e da América Latina, os únicos onde conseguiu registar uma variação positiva comparado com os resultados do terceiro trimestre de 2011.

Resta esperar para ver como o lançamento dos novos Nokia Lumia 920 e 820 vai ajudar ou piorar a situação da empresa finlandesa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico