Os atrasos na decisão da Europa sobre a compra da Sun pela Oracle estão a deixar nervosos alguns senadores dos Estados Unidos que temem o impacto financeiro desta demora e eventuais despedimentos. Um grupo de 59 senadores decidiu mesmo escrever uma carta ao executivo europeu onde se pede maior celeridade no encerramento do processo.

A carta terá sido enviada ontem por um grupo de representantes do senado que citam as condições financeiras precárias da Sun e o risco de mais despedimentos que decorre da delonga na finalização da compra, um negócio de 7,4 mil milhões de dólares.

Nos Estados Unidos a compra já foi aprovada em Agosto, mas para que se concretize falta agora a luz verde da Comissão Europeia.

O receio do domínio da Oracle no mercado de bases de dados, e do estrangulamento do desenvolvimento do MySQL, a base de dados open source, tem levado a Comissão Europeia a aprofundar a investigação sobre os efeitos da compra na concorrência do mercado.

Vários players de mercado enviaram cartas à Comissão Europeia para pedir o chumbo deste negócio, alegando precisamente os problemas que podem surgir no mercado das bases de dados.

Segundo algumas notícias, também a inflexibilidade da Oracle, que se recusa a adoptar os remédios propostos, pode estar a contribuir para esta demora.

Recorde-se que na semana passada o executivo europeu apresentou uma declaração de objecções ao negócio de aquisição da Sun pela Oracle , onde aponta os potenciais efeitos negativos à efectiva concorrência no mercado de base de dados

Os últimos resultados da Sun mostram as perdas financeiras dos últimos exercícios, e no último mês a empresa levantou a hipótese de despedir cerca de 3 mil funcionários.