Os membros do Governo têm participado em reuniões com vários parceiros sociais e especialistas de várias áreas em relação às linhas orientadoras para o pós-2020, mas agora a sociedade foi chamada a deixar a sua opinião através do site Portugal 2030.

No site os cidadãos portugueses poderão submeter o seu contributo em relação ao “Futuro da Política de Coesão”, a principal política de investimento da UE com o objetivo de apoiar a criação de emprego, a competitividade empresarial, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável e a melhorar a qualidade de vida dos cidadão.

Os dados necessários e obrigatórios passam pela indicação da designação social, NIF/NIPC, nome, email e telefone da pessoa responsável e por uma breve descrição da proposta, com o upload, até um máximo de 6MB, de documentos que sustentem o contributo.

Em setembro, aquando a reunião extraordinária do Conselho de Ministros dedicada ao tema da reflexão estratégica sobre as linhas orientadoras para o pós-2020, Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, esclareceu que o conjunto de sessões com a sociedade iam servir para “começar a estruturar o Portugal que queremos ser no fim da próxima década”, de forma a proporcionar um “debate atempado” e o mais alargado possível com consenso económico, social e político para construir “um Portugal competitivo e inovador”.

Através do documento Portugal Pós-2020: Futuro da Política de Coesão – Elementos para reflexão, os cidadãos têm acesso às linhas da programação pós-2020.

A próxima fase da proposta de investimento para o Portugal 2030 vai estender-se à Assembleia da República.