Segundo o estudo de Literacia Financeira do Cetelem, as caixas self-service nos estabelecimentos comerciais são a nova forma de pagamento com mais utilizadores em Portugal (55%), seguindo-se os pagamentos por telemóvel (33%), que sobem de quarta para segunda posição, de 2016 e 2017.

Entre as novas formas de pagamento mais utilizadas pelos portugueses surgem também o Paypal (23%), o MB Net (22%) e o Cartão Contactless (17%).

O MB Way (14%) é a nova forma de pagamento menos utilizada e sobre a qual existe maior desconhecimento entre os consumidores (48% nunca ouviram falar). Ainda assim, à semelhança dos outros serviços, regista um aumento de utilização ao ano passado.

Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos são os maiores utilizadores de todas as novas formas de pagamento. Seguem-se os jovens entre os 18 e os 25 anos, no caso dos pagamentos por telemóvel, do Cartão Contactless e do MB Way, enquanto os indivíduos entre os 35 e os 44 anos são os segundos maiores utilizadores no caso das caixas self-service, Paypal e MB Net. A geração dos 55 aos 65 anos é a que menos utiliza novas formas de pagamento.

“Os portugueses demonstram curiosidade em relação a novas formas de pagamento e reconhecem as facilidades que estas proporcionam no dia-a-dia. Nos últimos dois anos verificámos que o número de utilizadores aumenta em todos os novos serviços e é espectável que esta tendência se mantenha nos próximos anos”, comenta Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem, num comunicado enviado às redações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.