Entre 2000 e 2007 Portugal foi o país da União Europeia que mais cresceu no número de licenciados em matemática, ciência e tecnologia. A taxa de crescimento registada em Portugal para este período foi de 164 por cento, face a uma média europeia de 33,6 por cento. O crescimento do número de licenciados nestas áreas a nível local foi mais expressivo entre as mulheres (41,9 por cento), que entre os homens (34,8 por cento).

Polónia e Eslováquia foram os países europeus que mais se conseguiram aproximar de Portugal no crescimento do nível de licenciados em matemática, ciências e tecnologia, de acordo com dados da Comissão Europeia.

Os números fazem parte de um relatório de progressão da Estratégia de Lisboa nas áreas da educação e formação, onde são comparados os dados obtidos até 2008 (2007 no caso dos licenciados) com as metas propostas no programa para 2010.

Além da evolução no número de licenciados em áreas estratégicas, o documento também analisa a evolução dos níveis de participação de adultos na formação ao longo da vida, a redução dos níveis de abandono escolar ou a evolução dos níveis de literacia dos jovens até aos 15 anos.

Em todas estas áreas os resultados são menos optimistas e demonstram que não vai ser possível cumprir os objectivos estipulados até 2010. A performance de Portugal nos restantes indicadores também bastante menos positiva.