Francisco Ruiz considera que Portugal criou oportunidades únicas em redor da economia digital. “Os portugueses têm um país muito comprometido neste sentido e uma política governamental que está a incentivar os jovens a serem empreendedores”, referiu em declarações ao TeK, à margem do lançamento da iniciativa Atelier Digital.

Depois de passar por “tempos difíceis”, o país fez a aposta certa, comenta o responsável. “Portugal tem tudo para dar um salto estupendo. Quanto mais apostar na economia digital mais rápido vai crescer e mais para trás fica a crise”, elogiou, sublinhando as políticas facilitadoras da criação de empresas e os programas de incentivo ao empreendedorismo.

“Portugal está alinhado com os países digital friendly, tem ideias claras para onde quer ir, tem um projeto de país digital em curso”, considera Francisco Ruiz. Uma ideia que parece agradar à Google, pelo investimento que gigante norte-americana acaba de fazer no mercado português, com a disponibilização da iniciativa Atelier Digital.

Sem revelar números precisos, o diretor de assuntos institucionais da Google Portugal e Espanha fala em valores “milionários” para caraterizar a aposta que a empresa faz neste projeto de formação de jovens em competências digitais que na Europa começou há dois anos.

Espanha foi o primeiro país na Europa a acolher a iniciativa, que também marca presença na Bélgica e na Alemanha, para citar outros exemplos, e que acaba de ultrapassar o compromisso inicial a que se propôs de formar dois milhões de europeus em competências digitais.        

Agora é a vez de Portugal que também se debate com um problema de desemprego jovem, como se debatia Espanha, e que tem tudo a beneficiar com a formação gratuita proporcionada pela Google.

Francisco Ruiz explicou que os contactos com o Governo português começaram há cerca de um ano, com o executivo a mostrar-se interessado e a direcionar a empresa para os politécnicos. “O nosso investimento é sempre feito da mesma forma: começa sempre numa escala mais reduzida e conforme vai tendo êxito vai sendo alargado. Há dois anos quando começámos o projeto em Espanha foi com 10 universidades e agora estamos com 25. Queremos replicar isso aqui”.

Quanto mais ampla é a iniciativa, logicamente, maior é o investimento, diz o responsável, sublinhando os encargos deste “investimento milionário” são 100% da responsabilidade das Google. Os parceiros, no caso português o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e SIC Esperança, contribuem com infraestrutura e/ou a sua rede de “contactos”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.