Incubada na Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, a Stratio desenvolveu um produto que, recorrendo a tecnologia espacial e introduzindo o conceito de previsibilidade, permitiu aos Transportes Urbanos de Coimbra uma redução de 12% nos custos de manutenção e de  8% nos custos de combustível, indica em comunicado.

As emissões de gases poluentes também tiveram uma redução de 93 toneladas e as viaturas sofreram menos 350 horas no tempo de imobilização forçada.

O dispositivo plug-and-play desenvolvido é compatível com todos os meios de transporte, independentemente da idade, marca ou modelo e permite detetar os problemas dos veículos antes de acontecerem, garante a startup.

O equipamento foi desenvolvido para recolher dados em tempo real de todos os sensores do veículo, aplicando Inteligência Artificial para identificar padrões que podem levar a falhas e avarias e envia notificações quando detecta potenciais problemas, oferecendo soluções em tempo real, como o tempo de inatividade esperado, estimativas de custos e guias passo a passo sobre como executar as reparações.

No processo, também são sugeridas otimizações mecânicas, gerando uma maior eficiência ao nível do consumo de cada veículo e, consequentemente, redução nas emissões de CO2.

A Stratio, que já conta com escritórios em Silicon Valley e Madrid, tem clientes no Reino Unido, França, Espanha, Portugal e nos Estados Unidos, tendo chegado a acordo com várias construtoras de autocarros para a implementação de origem da sua tecnologia de machine learning em novas viaturas, que serão colocadas em circulação a partir de 2018.

A Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu a empresa de Coimbra para marcar presença no Web Summit, a 09 de novembro.